Você gestor, já deve ter se perguntado, o que fazer para tornar seus negócios conhecidos no mercado, consolidar sua marca, melhorar seu relacionamento com clientes, funcionários ou agregar credibilidade aos seus negócios. Só existe uma solução: a comunicação. Apesar da crescente expansão dos meios de comunicação, muitos gestores ainda desconhecem como projetar sua empresa através da comunicação. Entretanto a comunicação deve ser o start inicial de qualquer investimento, porque se o objetivo de um empresário é vender seus serviços, concluímos que para que isso aconteça e cresça cada vez mais é necessário que seus possíveis clientes conheçam e se interessem pelo seu produto e isso só é possível através da comunicação.
Existem inúmeras ferramentas de comunicação que podem ser aplicadas nas organizações, tudo vai depender da necessidade e condições financeiras de cada uma. Por exemplo, se a necessidade é divulgar seus investimentos e serviços diretamente para seu público-alvo, o ideal é trabalhar com veículos de comunicação especializados do ramo em que atua, seja através da assessoria de imprensa, em revistas especializadas ou por meio de uma publicação própria. Caso sua dificuldade seja a comunicação com os colaboradores, o melhor é desenvolver um canal de relacionamento com eles, pode ser através de comunicados em intranet, mural, newsletter ou até rádio interna com novidades da empresa. Para tornar a instituição confiável, conhecida nacionalmente e fortalecer sua imagem é preciso que o profissional de comunicação e/ou assessor de imprensa participe sempre das tomadas de decisões, das vendas, enfim do planejamento de administração e ainda fique bem informado dos investimentos e de cada posicionamento da organização, dessa forma o profissional poderá captar o que interessa a mídia, transformando informações relevantes em notícias positivas e assim a empresa se coloca como fonte de notícias, adquire credibilidade perante o público e pouco a pouco sua marca se torna uma referência no mercado.
Os esforços em comunicação contribuíram para que em 2009, a Google atingisse o topo do ranking das marcas mais valiosas do mundo com valor agregado em mais de U$$100 bilhões. Em entrevista a revista Comunicação Empresarial, Odete Duarte, diretora de comunicação da Rhodia, uma das empresas mais respeitadas do setor têxtil e químico brasileiro, afirma que o plano de comunicação da empresa foi um divisor de águas na história da comunicação empresarial brasileira em 1985. Segundo ela, apesar de todas as turbulências sociais, políticas e econômicas pelas quais passava o Brasil, a empresa se concentrou a frente de seu tempo e foi a precursora da comunicação integrada como aliada estratégica aos negócios da corporação. Outro exemplo é a Vale. Num momento de crise mundial, a maior mineradora do mundo elegeu um novo diretor para sua área de comunicação, Fernando Thompson. Ele conta que o segredo para transmitir os valores da marca de uma empresa global é fazer com que o público se relacione com idéias e valores e não apenas a vendas. “O consumidor não está comprando apenas um produto, mas um valor, uma empresa”, disse o diretor.
O mais importante é entender que a comunicação é uma ferramenta estratégica que pode proporcionar lucros e que o investimento financeiro nesse departamento, retorna em forma de imagem e credibilidade, de maneira que a marca se torna seu bem mais valioso.
Existem inúmeras ferramentas de comunicação que podem ser aplicadas nas organizações, tudo vai depender da necessidade e condições financeiras de cada uma. Por exemplo, se a necessidade é divulgar seus investimentos e serviços diretamente para seu público-alvo, o ideal é trabalhar com veículos de comunicação especializados do ramo em que atua, seja através da assessoria de imprensa, em revistas especializadas ou por meio de uma publicação própria. Caso sua dificuldade seja a comunicação com os colaboradores, o melhor é desenvolver um canal de relacionamento com eles, pode ser através de comunicados em intranet, mural, newsletter ou até rádio interna com novidades da empresa. Para tornar a instituição confiável, conhecida nacionalmente e fortalecer sua imagem é preciso que o profissional de comunicação e/ou assessor de imprensa participe sempre das tomadas de decisões, das vendas, enfim do planejamento de administração e ainda fique bem informado dos investimentos e de cada posicionamento da organização, dessa forma o profissional poderá captar o que interessa a mídia, transformando informações relevantes em notícias positivas e assim a empresa se coloca como fonte de notícias, adquire credibilidade perante o público e pouco a pouco sua marca se torna uma referência no mercado.
Os esforços em comunicação contribuíram para que em 2009, a Google atingisse o topo do ranking das marcas mais valiosas do mundo com valor agregado em mais de U$$100 bilhões. Em entrevista a revista Comunicação Empresarial, Odete Duarte, diretora de comunicação da Rhodia, uma das empresas mais respeitadas do setor têxtil e químico brasileiro, afirma que o plano de comunicação da empresa foi um divisor de águas na história da comunicação empresarial brasileira em 1985. Segundo ela, apesar de todas as turbulências sociais, políticas e econômicas pelas quais passava o Brasil, a empresa se concentrou a frente de seu tempo e foi a precursora da comunicação integrada como aliada estratégica aos negócios da corporação. Outro exemplo é a Vale. Num momento de crise mundial, a maior mineradora do mundo elegeu um novo diretor para sua área de comunicação, Fernando Thompson. Ele conta que o segredo para transmitir os valores da marca de uma empresa global é fazer com que o público se relacione com idéias e valores e não apenas a vendas. “O consumidor não está comprando apenas um produto, mas um valor, uma empresa”, disse o diretor.
O mais importante é entender que a comunicação é uma ferramenta estratégica que pode proporcionar lucros e que o investimento financeiro nesse departamento, retorna em forma de imagem e credibilidade, de maneira que a marca se torna seu bem mais valioso.
*Vivian Curitiba é jornalista graduada pela Universidade de Ribeirão Preto – Unaerp e cursa Pós-Graduação em Comunicação Empresarial pela UniToledo - Araçatuba
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