quarta-feira, 18 de junho de 2008

Mães de pacientes com distrofia muscular participam de Grupo de Apoio


Publicado em 23/06/2008 nos jornais Tribuna de Ribeirão e A Cidade



Fundado em agosto de 2007, pela assistente social e atual coordenadora, Juliana Mundim Cintra, o Grupo de Apoio às Mães dos Pacientes Portadores de Distrofia Muscular é um importante aliado do Centro Clínico Electro Bonini – Ceceb no trabalho de apoio aos familiares dos pacientes portadores da doença.
O trabalho surgiu do interesse de Juliana em avaliar as necessidades das mães desses pacientes com a finalidade de entender melhor a história de vida dessas famílias e suas dificuldades diárias. O trabalho tem como objetivo levar para o grupo de apoio às mães o que elas estão vivenciando, além de fortalecer os vínculos afetivos e sociais, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos familiares e aos pacientes.
O Grupo de Apoio tem uma proposta de atendimento multidisciplinar, pois nele trabalham profissionais de diferentes áreas, sendo: Sandra Picado (musicoterapia); Juliana Mundim Cintra (assistente social e coordenadora do grupo) e; Gisele Rezende, estagiária do curso de serviço social. Juntas elas atendem as mães de pacientes portadores da doença, todas as quintas-feiras, das 14h20 às 15h10, durante o horário de fisioterapia dos pacientes portadores de distrofia muscular.
Segundo Juliana Cintra, as mães no Grupo de Apoio, fazem atividades musicoterapêuticas, oficinas artesanais, leitura de livros e atividades de desenho e pintura que se relacionam com suas histórias de vida. “Este é um espaço onde elas relatam suas próprias experiências, principalmente com a família, e recebem o apoio umas das outras”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário