segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Mercado de trabalho aprova profissionais da Unaerp


Por Vívian Curitiba
à Assessoria de Imprensa Unaerp
(reportagem publicada na revista Universo Unaerp)


A concorrência do mercado de trabalho no Brasil cresce a cada dia, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, no primeiro bimestre de 2008, verificou-se o acréscimo de 347.884 empregos formais com carteira assinada, o que representa um aumento de 1,20%, aumento que se revelou também o maior da série histórica do CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, sendo 32% superior ao registro anterior que ocorreu em 2006, com 263.248 empregos formais.
Milhares de novos profissionais saem da faculdade com o propósito de ingressar na carreira, mas o número de vagas nas grandes empresas do país não cresce na mesma proporção, é por isso que apenas os melhores se destacam e conquistam o sucesso e reconhecimento. Nesse sentido, é primordial uma boa formação universitária, a Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP há 84 anos forma profissionais de excelência, preparados e bem sucedidos em diversas áreas.
O engenheiro químico Carlos Henrique Ferreira, responsável pela indústria de cosméticos Gota Dourada há quatro anos, é egresso da Unaerp, ele comenta sobre como surgiu seu interesse pelo curso e como conseguiu se destacar ainda na própria Universidade. “Eu tinha curiosidade de saber como algo funcionava, sua composição química e o porquê das coisas, foi assim que me interessei pela engenharia. O curso me possibilitou um leque de estágios, como no laboratório de Recursos Hídricos e laboratório de Coletas e Amostragem, o que facilitou meu ingresso no mercado de trabalho”, conta o engenheiro químico.
Para Carlos, a qualidade de um curso como o da Unaerp reflete na formação diferenciada do profissional bem como em sua atuação no mercado de trabalho, o que resulta no desempenho de suas funções de maneira ética e responsável. “Um bom curso é de suma importância, é a porta para oportunidades de emprego e experiências na área, já que a prática é fundamental.”, alerta o engenheiro.
Danilo Donizete da Silva é graduado em enfermagem há dois anos e há um ano e meio desenvolve seu trabalho na tribo indígena Campo Alegre, no Amazonas – AM, para ele que durante sete meses ficou desempregado, paciência e persistência são quesitos essenciais para conseguir uma oportunidade no mercado. “Abusei da paciência, fiquei sete meses entregando currículo, fiz contatos com amigos da área, cursos extracurriculares até que a oportunidade do trabalho com os índios apareceu e eu me sinto valorizado em fazer algo tão nobre como este”, diz animado o enfermeiro.
Formado há 39 anos, o Advogado sócio-presidente do escritório Brasil Salomão E Matthes Advocacia, Brasil do Pinhal Pereira Salomão, ressalta que a graduação em Direito depende muito mais do esforço pessoal do aluno do que do curso e segundo ele o mercado não esta saturado, mas faltam profissionais especializados. “O que o aluno precisa é estudar, o importante é a vontade do graduando em se empenhar buscando por livros de grandes autores e opiniões diferentes das que costumeiramente encontramos no mercado”, e completa “Este ramo não está saturado, o que há é a necessidade do profissional especializado e que tem coragem de ser empreendedor”.
De acordo com Brasil Salomão, é preciso ser um profissional diferenciado, dar assistência 24 horas, ter conhecimento e saber ouvir. “Não existe mais trabalho de oito horas, estamos em novos tempos, há necessidade de estar presente sempre que for preciso”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário