segunda-feira, 2 de março de 2009

Por Vívian Curitiba/Agência BOM DIA
publicado em 01/03/2009
O som do Japão

Grupo de Taiko de Jales vai tocar no Japão

O grupo de Taiko (tambor japonês) de Jales faz hoje, às 16h00 uma apresentação gratuita na Associação Cultural Nipo Jalesense. O grupo conquistou em julho do ano passado o título de campeão nacional de Taiko em São Caetano do Sul – SP, onde concorreram com outras 12 cidades e foram premiados com uma turnê pelo Japão para representar o Brasil no Campeonato Nacional de Taiko, que será realizado na cidade de Hamamatshu, no dia 17 de março. O grupo se apresenta em escolas de 3 cidades no Japão, incluindo Tókio e permanece no país até 30 de março, quando termina a turnê.
Sara Caroline Mishihara, de 17 anos, toca no grupo há 4 anos e é a primeira vez que vai ao Japão. Para ela, é a realização de um sonho. “Não podia imaginar que chegaríamos tão longe. Queremos apoiar os brasileiros que sofrem com a crise mundial, além de conhecer profissionais do Taiko e aperfeiçoar nossa técnica”, conta animada.
De acordo com a coordenadora do grupo, Márcia Kosse, antigamente o Taiko era usado como um ritual religioso, mas hoje é praticado como forma de estabelecer a união, a força, a coordenação motora e a integração entre o grupo, além de promover a preservação da cultura japonesa no Brasil “O público pode esperar para a apresentação de hoje, a mesma que será apresentada no Japão”, ressalta Márcia.
Saiba mais: Antigamente, os taikos era utilizados nas guerras, tanto para comandar as tropas quanto para amedrontar os inimigos no campo de batalha, pois podia ser ouvido a uma grande distância. Também eram utilizados nas cerimônias religiosas, como no budismo e no shintoismo. Acreditava-se que os eram moradas sagradas dos espíritos, e que quando tocados com um verdadeiro sentimento, os deuses atenderiam os pedidos.

3 comentários:

  1. Amigos.
    Não sou jornalista nem escrevo bem.

    Sou antes de tudo um servo do Senhor Jesus Cristo que acredita que os ensinamentos de Cristo têm que ser aplicados aqui na terra. Acredito que temos a missão profética de exortar nossas autoridades sobre os erros que cometem.

    Sou também aposentado, recebendo do INSS e tendo o IR descontado na fonte. Não recebo as benesses de nosso apedeuta mor que tem pensão do INSS acima do máximo, isento de Imposto de Renda por se achar perseguido político, ou melhor, por se anistiado político.

    Luto com as armas que tenho que akém da minha fé em Deus, é um blog, como forma de desabafar ao ver tanta roubalheira, falta de ética, falta de honestidade e principalmente falta de vergonha na cara desta quadrilha que tomou de assalto o Palácio do Planalto.
    Quero convidar os amigos a participarem da minha forma de protesto, o blog Brasil – Liberdade e Democracia - http://brasillivreedemocrata.blogspot.com/.
    Se não levantarmos nossas vozes em protesto o que será deste país para nossos filhos e netos?
    Agora é a hora de lutarmos por uma pátria livre democrática, e sobre todo com governantes honestos e éticos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por me visitar e me acompanhar em meu espaço.

    ResponderExcluir
  3. Olá Vivian,

    Pelo visto partilhamos do mesmo vício: o jornalismo. Somos coleguinhas por formação.

    Se lhe interessar tenho este blog de Política e Relações Internacionais

    http://papodepolitica.blogspot.com

    Espero que goste,

    Daniel Barreto
    papodepolitica@ymail.com
    http://papodepolitica.blogspot.com

    Abs!

    ResponderExcluir