sábado, 13 de setembro de 2008

O padrão que rege qualidade



Existir ou não um código de ética para jornalistas?Ora, da mesma maneira que a sociedade impõe e cobra os mínimos princípios de conduta a serem respeitados por um cidadão diante das leis de um país, da mesma maneira acontece com os jornalistas, que dependem de boa índole e um trabalho sério e honesto para serem reconhecidos e valorizados perante sua classe. Desta forma, existe sim um padrão de bons jornalistas, ou cada um seguiria de acordo com aquilo que pensa ser o melhor, sem regras nem conceitos a serem respeitados não haveria necessidade de um curso superior na profissão, afinal você vai fazer o que acha que é certo e ponto.
Se no jornalismo não houvesse um código de conduta ética, iria vir à tona a necessidade de um código de ética para todas as outras profissões. Ou há uma normatização de valores e condutas para todos ou não há pra nenhum,certo?
É verdade, a classe precisa de liberdade de expressão e método de trabalho para desempenhar com prazer suas tarefas, uma reportagem investigativa, por exemplo, ou como os fotógrafos paparazzi, que exercem funções de alto risco e não podem se prender a regras de celebridades ou políticos ou se comportariam de forma “engessada”.
O Código de Ética dos jornalistas tem justamente a finalidade de traçar a linha tênue que marca até onde vai a liberdade do jornalista e determina a conduta desejável esperada do profissional.

2 comentários:

  1. A ética no jornalismo é algo realmente difícil de ser alcançado, pq ética pressupõe verdade. E a mídia para sobreviver precisa do anunciante...Porém as propagandas primam por não falar exatamente a verdade. Como ser ético tendo como patrocinador algo antiético? E o pior: Quando o dono da veículo nao é ético e o coloca a serviço de práticas duvidosas. Hoje em dia, e cada vez mais, os meios de comunicação se concentram nas mãos de políticos fixas sujas. Como ser ético nesse meio? Como ser ético quando se tem esposa e filhos dependendo do que vc escrever satisfazer o coronel?

    ResponderExcluir
  2. Realmente não é fácil Rogério, mas precisamos fazer o possível, mesmo que dentro de limitações impostas, para que,independente do trabalho do outro, o nosso corresponda a verdade.Cabe a cada um definir até onde a conduta antiética dos poderosos "valem a pena" qdo interferem na sua profissão, seja ela qual for.

    ResponderExcluir