quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Governo do Estado garante 250 bolsas de estudo para cursos técnicos no IEP

Por Vívian Curitiba/Assessoria de Imprensa Grupo IEP

Publicado em fevereiro de 2010 nos jornais de Iturama (MG)



A Secretaria Estadual de Educação (SEE) através do Programa de Educação Profissional (PEP), garantiu em 2010, 250 bolsas de estudo gratuitas para jovens interessados em fazer um curso de nível técnico no Instituto Educacional Profissionalizante (IEP) de Iturama (MG). O objetivo do PEP é atender à crescente demanda dos jovens mineiros por mais e melhores oportunidades de acesso à formação profissional técnica de nível médio gratuita. O programa é oferecido aos alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio da rede pública estadual; jovens e adultos que já concluíram o ensino médio.
Segundo dados da Secretaria Estadual de Educação, mais de 150 mil candidatos se inscreveram para o exame de seleção da quarta etapa do PEP, realizado no dia 20 de dezembro de 2009. Os jovens concorreram a vagas em 10 cursos técnicos gratuitos no IEP e 62 cursos em todo o Estado. Nesta edição, os cursos técnicos mais procurados foram os de Segurança do Trabalho, com 95 candidatos/vaga; Informática, com 47 candidatos/vaga; Estética, com 45 candidatos/vaga e Administração, com 38 candidatos/vaga.
De acordo com a diretora pedagógica do IEP de Iturama, Malfrízia Macedo de Oliveira, o PEP oferece uma ótima oportunidade para o aluno que não tem condições financeiras de fazer um curso técnico, já que as bolsas de estudo possibilitam cursos totalmente gratuitos e com o alto padrão de qualidade do IEP Sistema de Ensino. “Através do curso de nível técnico, os estudantes terão a oportunidade de ingressar rapidamente no mercado de trabalho e com um bom salário”, contou a diretora.
Para a aluna, Alessandra Almeida, matriculada no curso técnico em Meio Ambiente no IEP, o programa do governo foi a chance para um futuro melhor. A estudante conta que não tinha condições financeiras de estudar e agora vai concluir o curso e se preparar para a faculdade. “Não foi fácil a seleção, mas eu consegui superar os obstáculos. A conclusão do curso será a realização de um sonho que parecia impossível”, revelou.

Classificados na 3ª chamada do PEP tem até 16 de fevereiro
para se matricular


Os estudantes classificados na terceira chamada do Programa de Educação Profissional (PEP) tem até 16 de fevereiro para efetuar a matrícula no IEP. Para fazer a matrícula, o candidato selecionado deverá comparecer ao IEP entre 8 e 22 horas, nas datas estipuladas na lista de classificação. Cada candidato terá apenas dois dias para fazer a sua matrícula e, caso não possa comparecer, deverá autorizar, por meio de procuração, que outra pessoa o represente. O classificado que não obedecer aos dias e horários estipulados pela Secretaria de Educação será considerado desistente e perderá o direito à vaga.
Documentação exigida – O candidato aprovado deverá comparecer do IEP para realizar sua matrícula e assinar Termo de Compromisso, munido do original e da cópia simples dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento ou Casamento; CPF; Carteira de Identidade; Título Eleitoral e comprovante de votação na última eleição ou de regularidade com a Justiça Eleitoral (para maiores de 18 anos); comprovante de regularidade com o Serviço Militar (para maiores de 18 anos do sexo masculino); Histórico Escolar, que comprove a escolaridade requerida para ingresso no PEP ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio (válida somente por 30 dias); uma foto 3X4 recente; declaração de freqüência, assinado pelo diretor ou representante da escola estadual, caso o candidato estiver regularmente matriculado no 2º ou 3º ano do Ensino Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário