quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Curso técnico encurta caminho para emprego

Por Vívian Curitiba/ Assessoria de Imprensa Grupo IEP


Publicado em janeiro de 2010 nos jornais A Tribuna, Região Noroeste, Folha Regioanl e Ace em Notícias






Se você achava que o curso superior era o melhor caminho para ingressar no mercado de trabalho, pare para pensar. Uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revela que 15 milhões de trabalhadores exercem funções técnico-científicas. Destes, dez milhões, ou seja, quase 70%, não têm formação superior, e recorrem a cursos técnicos para tentar ingressar no mercado de trabalho. Segundo o administrador de empresas e diretor-presidente do IEP (Instituto Educacional Profissionalizante) de Jales, Carlos Soares, pelo menos 80% dos estudantes que fazem um curso técnico conseguem colocação profissional imediata. “As organizações não precisam só de gestores, mas também de especialistas, supervisores e executores de tarefas, por isso sobram profissionais com ensino superior e faltam técnicos”, garante Soares.
Para quem está no início de carreira, o curso técnico é uma boa oportunidade para antecipar a profissionalização e ingressar no mercado de trabalho. É o caso de Gisele Herrera, que com apenas um mês de formação técnica em Enfermagem no IEP foi contratada pela Santa Casa de Jales. “Graças ao curso, hoje sou uma boa profissional e vejo que escolhi certo, porque amo o meu trabalho. Por causa da formação, atualmente atuo no hospital e também num posto de saúde da cidade”, contou ela.
Os cursos técnicos estão mais antenados com o mercado e com as necessidades regionais. Entre os mais procurados atualmente estão os técnicos em Açúcar e Álcool e Informática. Weber Freitas da Silva seguiu essa tendência e optou pelo curso técnico em Informática no IEP. Com os conhecimentos adquiridos ele ingressou rapidamente no mercado de trabalho como professor da área numa escola de informática e logo foi contratado para trabalhar no departamento de Tecnologia da Informação da Santa Casa. “No curso adquiri informações e conhecimento técnico de qualidade que me deram bagagem para conquistar um bom posicionamento no mercado.”, relatou. Weber ainda consegue uma renda extra aproveitando o tempo livre para fazer serviços de edição de vídeo e manutenção de computadores.
Para o provedor da Santa Casa de Jales, José Devanir Rodrigues, o Garça, a participação dos estagiários e profissionais formados pelo IEP é de suma importância para o hospital. De acordo com ele, o hospital se beneficia na melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes e também na redução de custos. Por outro lado os estagiários adquirem experiência através do exercício da profissão. “Para quem quer ter emprego garantido, a solução é optar pelo curso técnico. Temos uma grande demanda de enfermeiros com ensino superior, mas em razão da necessidade profissional e do baixo custo, estamos optando por contratar os auxiliares em enfermagem”, contou.

Serviço :

O IEP – único sistema de ensino no país para cursos técnicos com material apostilado exclusivo- está com matrículas abertas para 10 cursos técnicos de nível médio. Para se inscrever procure a escola na Avenida Salustiano Pupim, n 1194 ou ligue: (17) 36225450 – www.grupoiep.com.br
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário