segunda-feira, 12 de maio de 2008

Más condições de trabalho causam fadiga visual

Jornal do Ônibus - edição Nov/2007
Vívian Curitiba
Pesquisa aponta: 90% das pessoas acima de 40 anos sofrem com a Síndrome da Visão do Computador. A doença envolve mal uso do computador e pode ser evitada com alguns cuidados

Os usuários de microcomputadores acima de 40 anos sofrem problemas de fadiga visual. Entre 620 pessoas pesquisadas, 90% têm esse distúrbio, contra a incidência de 75% entre os mais jovens.Os dados são de uma pesquisa realizada pelo oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier,de Campinas.
Iluminação inadequada e alterações oculares provocadas pela exposição contínua à tela do computador são as principais causas da fadiga visual, também conhecida como CVS (Computer Vision Syndrome) – Síndrome da Visão do Computador. A pesquisa envolveu 1.200 usuários de microcomputador – sendo 30% crianças e o restante adolescentes
e adultos com idade até 40 anos – e faz um comparativo com um estudo anterior, divulgado em dezembro de 2006, que detectou a CVS em 75% dos entrevistados.
Segundo o oftalmologista Flávio Rocha Lima Paranhos, a Síndrome da Visão do Computador, resulta do esforço que os olhos fazem para focalizar e desfocalizar as imagens em pixels. “Fazemos pouco movimento com o globo ocular e piscamos de seis a sete vezes por minuto na frente do monitor contra vinte vezes normalmente, o que causa o ressecamento da retina”, explica Paranhos.
De acordo com o estudo, as principais causas do aumento da Síndrome após os
40 anos são as alterações visuais relacionadas à idade e o fato de a iluminação da maioria das empresas e residências ser planejadas para pessoas mais jovens. Aos 50 anos a lente natural dos olhos começa a amarelar fazendo com que se enxergue menos a luz azul e haja redução da capacidade de discriminar cores. Por isso, a navegação em sites concebidos em tom sobre tom ,torna-se bastante difícil para este grupo.
Marta Souza Pinto, secretário de uma empresa de automóveis há cinco anos, passa seis horas por dia em frente ao computador e conta como percebeu que estava com CVS. “Comecei a sentir muita dor de cabeça e decidi ir ao médico. Já suspeitava que pudesse estar com algum problema de visão, mas nunca imaginei que seria por causa do computador”, relata a secretária.
O estudo também alerta para o problema em crianças. Foram analisados 320 pacientes com idade entre nove e treze anos, que passavam até 12 horas seguidas diante de computadores ou máquinas de jogos eletrônicos. Descobriu-se que 30% das crianças e adolescentes apresentavam ardor nos olhos,olho seco,vista embaçada e dores de cabeça,sintomas de Síndrome da Visão do Usuário de Computador.
A estudante Camila Beatriz Nogueira, 13 anos, passa cerca de quatro horas do dia brincando com jogos eletrônicos numa lan house de Ribeirão Preto e já começou a sentir os sintomas da doença. “Meus olhos estavam sempre vermelhos e minha visão começou a embaçar, então falei pra minha mãe e procuramos um médico”, conta a estudante.
De acordo com IMO – Instituto de Moléstias Oculares existem algumas recomendações para prevenir a Síndrome como, por exemplo, fazer pausas durante o período de utilização do
computador, uso de proteção de tela para controlar a luminosidade, evitar ventilador ou ar-condicionado direto sobre o rosto e, por fim, a utilização de colírio lubrificante para amenizar os sintomas da fadiga visual.

Um comentário:

  1. Olá! preciso fazer uma apresentação sobre o CVS (Computer Vision Syndrome) – Síndrome da Visão do Computador. Mas não consigo baixar o arquivo em pdf do jornal do ônibus. Vc teria para me enviar??
    Grata Andressa (dessacarolina@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir